quarta-feira, 7 de março de 2012

Parabéns Mulheres Pelo Nosso Dia!

A UTM- União Tarauacaense de Mulheres quer felicitar nesta data tão importante todas as mulheres tarauacaenses que são mães, educadoras,empresárias,domésticas,gestoras,amigas,cumplices,companheiras,amantes,esposas,enfim são guerreiras e como a UTM são:

U- Únicas

      T- Triunfantes

          M- Maravilhosas


A origem do Dia da Mulher

As principais curiosidades do dia internacional da mulher, como se originou essa data comemorativa tão importante!


Qual a verdadeira origem do dia da mulher, como surgiu essa data comemorativa tão importante e de grande significado na cultura moderna? Primeiramente algumas curiosidades sobre o dia internacional da mulher. Não podemos estipular datas pois o reconhecimento dos direitos das mulheres foi uma luta que iniciou-se no século XIX e após uma série de eventos e protestos fizeram com que sua voz incomodasse os grandes empresários do meio têxtil que pagava salários baixos e explorava as mulheres a exaustão.

Nesse perído, no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova York, essas mulheres se uniram e fizeram um grande protesto em prol de melhores condições de trabalho, redução da jornada de trabalho e salário justo. Esse evento, foi o primeiro a causar impacto na sociedade e por ser um marco do movimento estipulou-se o 8 de março como dia Internacional das Mulheres.

Como surgiu o Dia da Mulher - Significado do Dia da Mulher

Muitas pessoas creditam o dia da mulher ao incêncio da fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, que coincidentemente também ocorreu na cidade de Nova York no dia 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadoras morreram queimadas por não conseguirem sair a tempo de dentro da fábrica.
Erroneamente muitas pessoas creditam a essa tragédia como um ato de tirania do empregador que trancou as mulheres e ateou fogo por elas exigirem melhores condições de trabalho. Essa história é falsa e nunca ocorreu, o incêndio sim e as mortes são verídicos, mas foi um trágico acidente.
Depois desse acontecimento, nas décadas de 20 e 30 houveram algumas comemorações, mas pouco a pouco no mundo machista do inicio do século XX as mulheres foram perdendo sua voz e a data caiu no esquecimento.

Anos 60 e o movimento feminista

Graças as grandes transformações ocorridas nos anos 60 e com o fortalecimento do movimento feminista, a posição da mulher na sociedade mudou drasticamente e ela deixou de ser apenas mãe e dona de casa para se transformar em líder, executiva e dona de direitos antes jamais sonhados que as colocaram em igualdade com os homens.

Os direitos das mulheres no Brasil - Lei Maria da Penha

Introdução da Lei 11.340
"Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências."
A lei Maria da Penha (Lei 11.340), aprovada em 7 de agosto de 2006 trouxe uma série de benefícios para ajudar as mulheres a exercerem seus direitos e serem respeitadas na sociedade brasileira.




Nós mulheres não somos a diferença, fazemos a diferença no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário